O presidente Jair Bolsonaro (PL) informou, nesta quinta-feira, que o governo federal vai renovar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de veículos novos por taxistas – prevista para ser extinta em 31 de dezembro. Bolsonaro negou que o governo não tenha essa intenção e reclamou do que chama de “fake news do bem”, sugerindo que alguém possa estar se beneficiando politicamente desse debate.
A isenção de IPI na compra de veículos novos por taxistas e pessoas com deficiência é tema de projeto de lei que, inclusive, pode ser votado ainda nesta quinta-feira pelo plenário do Senado. O relator do texto é o senador Romário. O texto determina que ficarão isentos do IPI, até 31 de dezembro de 2026, os automóveis adquiridos por esses dois grupos.
Caso a proposta seja aprovada, ela gera efeito a partir de janeiro do ano que vem. O substitutivo, que já passou pela Câmara dos Deputados, também abrange o fim da isenção de PIS/Pasep e Cofins para produtos químicos, farmacêuticos e hospitalares.