Prejuízo agrícola causado pela chuva é de R$ 45 milhões em Bom Jesus

Prejuízo atinge 2.060 hectares de plantações de maçã, uva, milho, trigo, batata e milho

Prejuízos nos pomares da região de Bom Jesus, na Serra Gaúcha (Foto: Divulgação / Douglas Velho / Emater)

Após realizar vistoria na região agrícola de Bom Jesus, na manhã desta terça-feira (07), a Emater divulgou relatório final sobre os prejuízos causados pelas chuvas de domingo na região. A estimativa é que a mais de 2.060 hectares de plantações foram atingidos, sendo 700 hectares de milho, outros 650 hectares de maçã, 500 hectares de batata, 200 hectares de trigo e 10 hectares de uva. O prejuízo financeiro é de R$ 45 milhões. Entre as localidades do interior mais atingidas pelo granizo, destaque para Boqueirão, Capão Ralo e Passo dos Varões.

O técnico da Emater, Douglas Velho, ainda detalha que as plantações de milho tiveram o maior prejuízo, de 90% na sua produção; a de maçã, de 65%; de trigo, 60%; e as de batata e uva perderam metade da produção. Velho ainda relatou que diversos danos foram causados nas estruturas das lavouras, inclusive nos pomares, onde o peso do granizo destruiu as coberturas de tela da árvores.

Na área urbana, a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Habitação e Trabalho, Luana Silva Franceschetto, informou que mais de 130 casas tiveram os telhados perfurados pelo granizo ou danificados pelo vento. Ela adiantou que, em um primeiro momento, foram distribuídas lonas para cobertura provisória e que o cadastro das famílias que tiveram residências atingidas pelo fenômeno climático ainda segue em execução. Só assim que o município definirá a quantidade de telhas necessárias para reverter o quadro. Apesar dos danos, ninguém ficou desabrigado e nem ferido.