Copom começa hoje a definir a taxa Selic

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central inicia nesta terça-feira (7) a última reunião do ano e aquela que vai definir a taxa básica de juros, a Selic, para o restante de dezembro e até o próximo encontro. A previsão do mercado é que, no encerramento do encontro na quarta-feira (8), o Copom divulgue uma elevação de 1,5 ponto percentual e a Selic feche 2021 a 9,25% ao ano.

O mercado já vinha sinalizando a expectativa dessa alta quando os integrantes do comitê indicaram a elevação na nota apresentada após o encontro. O Boletim Focus, que tem as estimativas do mercado financeiro para a economia brasileira, também sinalizou alta no mesmo percentual para cerca de 100 respondentes na sondagem, e projetando para 2022 em 11,25%.

Até março deste ano, a taxa básica de juros vinha registrando uma série de quedas desde julho de 2015 e sequência de reduções consecutivas desde julho de 2019, atingindo o menor patamar da história. A alta da inflação e as incertezas da economia por causa das crises financeira e sanitária geradas pela pandemia de coronavírus vêm pesando na decisão do Copom de elevar sucessivamente a Selic, de acordo com o mercado.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile