Produção de veículos cresce 15,1% em novembro

Foto: Marcelo Camargo

Mesmo com as montadoras ainda apresentando problemas com componentes eletrônicos, a produção de veículos em novembro foi a maior do ano, alcançando 206 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. A alta na comparação com outubro foi de 15,1%, com o setor voltando a superar a marca de 200 mil veículos após oito meses.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 6, pela Anfavea, entidade que representa as montadoras, e o balanço mostra que a indústria automotiva apresentou queda de 13,5% na comparação com novembro de 2020, e o resultado foi o menor para o mês desde 2015.

O total montado no acumulado desde janeiro chegou a 2,04 milhões, um crescimento de 12,9%, mas a comparação é contra um ano que teve um mês a menos de produção, já que, por conta da chegada da pandemia, a indústria parou em abril de 2020. As vendas de veículos, comprometidas por falta de carros nas concessionárias, registraram o menor volume para meses de novembro em 16 anos. No total, 173 mil unidades, na soma de todas as categorias, foram entregues, 23,1% a menos do que no penúltimo mês do ano passado.

Já as exportações das montadoras tiveram queda no mês passado, quando os embarques somaram 28 mil veículos, 36,3% abaixo do mesmo período de 2020. Se comparado a outubro, a queda dos embarques, que têm a Argentina como principal destino, foi de 6%, levando o total exportado desde o início do ano para 334,8 mil. É um crescimento de 17,1% em relação aos onze primeiros meses de 2020.

O balanço da Anfavea informa ainda que as montadoras de veículos fecharam 42 vagas de trabalho em novembro, empregando no fim do mês 102,6 mil pessoas.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile