Governo discute hoje passaporte da vacina em fronteiras do Brasil

Encontro organizado pela Casa Civil ocorre, às 17h30min desta segunda-feira, no Palácio do Planalto

Foto: Reprodução

O governo federal vai reunir diversas pastas para discutir, no fim da tarde desta segunda-feira, a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a exigência do passaporte da vacina contra a Covid-19 para estrangeiros que tentem entrar no país pelas vias terrestre ou aérea. O documento, exigido em pelo menos 20 capitais brasileiras, já se tornou alvo, diversas vezes, de críticas do presidente Jair Bolsonaro.

A reunião, marcada para 17h30min, é organizada pela Casa Civil com a participação dos ministérios da Justiça, Infraestrutura, Saúde e Relações Exteriores e também das subchefias de Articulação e Monitoramento, Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais e Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República.

De acordo com a agenda pública, a Anvisa não participa da reunião, prevista para ocorrer no Palácio do Planalto, em Brasília. A reportagem do portal R7 questionou o órgão sobre o encontro, mas não recebeu resposta até o momento.

Os ministérios e as subchefias vão discutir pontos como as duas notas técnicas feitas pela Anvisa e publicadas no fim de novembro. O órgão recomenda a adoção do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para estrangeiros que tentem entrar no país pelas vias terrestre ou aérea.

“A inexistência de uma política de cobrança dos certificados de vacinação pode propiciar que o Brasil se torne um dos países de escolha para os turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejado do ponto de vista do risco que esse grupo representa para a população brasileira e para o Sistema Único de Saúde”, defende a Anvisa.