A Estação de Tratamento de Água (ETA) Tristeza retomou o abastecimento de energia elétrica e o fornecimento de água para os 13 bairros atendidos tende a se normalizar gradativamente. Conforme o Dmae, a queda de luz – provocada pela forte chuva da madrugada desta segunda-feira – também prejudicou o serviço na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Luzitana, no bairro Higienópolis, o que ainda causa falta d’água para os bairros Auxiliadora (parte), Boa Vista, Higienópolis, Passo d’Areia e São João.
O grande volume de chuva também causou alagamentos em diversos pontos da cidade. Na zona Norte, região localizada em área baixa – quase no mesmo nível do Guaíba -, foram registrados ao menos 18 pontos de inundação via telefone 156.
O Dmae informou que as 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) funcionaram normalmente no escoamento da água da chuva. No entanto, em função de obras na região da casa de bombas nº 20, na Vila Minuano, bairro Sarandi, a água entrou dentro da estação, diminuindo a efetividade do bombeamento.