Produção industrial no Brasil cai 0,6% em outubro

Foto: FCA/Divulgação

A produção industrial brasileira registrou queda de 0,6% em outubro na comparação com o mês anterior. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das quatro grandes categorias do setor industrial pesquisadas, três tiveram queda na atividade em outubro, em relação a setembro.

O comportamento negativo também foi observado em 19 dos 26 ramos pesquisados. Na comparação com outubro de 2020, o comportamento foi semelhante, com três categorias em queda.

A produção de bens de capital foi a única com alta na passagem entre setembro e outubro, de 2%. Frente a outubro de 2020, a produção sobe 8,4%.

A produção de bens intermediários apresentou perda de 0,9% na passagem entre setembro e outubro. Na comparação com outubro de 2020, a atividade de bens intermediários cai 6,3%. A categoria representa 55% da indústria.

O resultado de bens semi e não duráveis foi de recuo de 1,2% na produção em outubro, frente a setembro, segundo os dados do IBGE. Na comparação com outubro de 2020, houve queda de 10,3%.

A produção de bens duráveis, por sua vez, caiu 1,9% em outubro, em relação ao mês anterior, e 10,3% na comparação com outubro de 2020.