Melo assina lei que autoriza desestatização da Carris

Segundo prefeito de Porto Alegre, edital para privatização deve ser lançado em março de 2022

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O prefeito Sebastião Melo assinou, nesta sexta-feira, a lei que autoriza a desestatização da Companhia Carris Porto-Alegrense. De acordo com o gestor, o lançamento do edital que prevê a venda dos bens da companhia e a concessão das linhas operadas pela Carris deve ocorrer em março de 2022.

“A desestatização faz parte de uma série de medidas para melhorar o transporte público que faliu antes mesmo da pandemia. Além do pacote que inclui a redução das isenções, extinção gradual dos cobradores e repactuação com as concessionárias, estamos trabalhando em conjunto com outros prefeitos para que Estados e a União auxiliem com a criação do SUS do Transporte Público”, destacou o prefeito, em postagem nas redes sociais na tarde desta sexta.

Para os funcionários, além da realização de cursos de capacitação, a prefeitura trabalha com um Plano de Demissão Voluntária (PDV).

A desestatização da estatal de ônibus havia sido aprovada, na Câmara de Vereadores, em 8 de setembro. O projeto teve 23 votos favoráveis e 13 contrários. Dois meses depois, em novembro, um outro projeto do Executivo teve andamento: a extinção gradativa dos cobradores de ônibus, sancionado em 23 de novembro. A expectativa é que o processo seja concluído até 2026. O projeto garante a oferta de cursos de qualificação para todos os cobradores e avaliação, pelas empresas, do aproveitamento em outras funções, inclusive como motorista e mecânico.

Mais recentemente, em 24 de novembro, a Câmara aprovou um projeto enviado pelo Executivo que reduz o número de pessoas com acesso à isenção tarifária no transporte coletivo.