INSS alerta para novo golpe contra aposentados aplicado pelo telefone

Ligações para que beneficiários façam prova de vida online não partem do Instituto

idosos
Foto: Anselmo Cunha / PMPA

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou hoje para um novo golpe envolvendo ligações telefônicas para que aposentados façam a “prova de vida online”, em razão da pandemia de coronavírus.

No telefonema, os golpistas fornecem dados pessoais e remetem uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo.

O INSS pede aos beneficiários que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O Instituto reitera que não contata aposentados, via telefone, para esse procedimento.

A suspeita é de que o golpe tenha começado a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo.

Veja como é realizada a comunicação do INSS com o segurado:

O INSS só entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou fazer reagendamentos, mas em nenhum momento solicita informações como CPF, senhas e nome da mãe.

O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41. O segurado é contatado por meio das informações fornecidas no cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.

O Instituto pode pedir informações, como CPF e nome da mãe, apenas quando o beneficiário entra em contato.

Caso tenha dúvida ou tenha sido notificado, o cidadão pode ligar para o 135, o telefone oficial do INSS, para ter mais informações. Pode ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô.