IBGE recebe aval para contratar 209.024 agentes para o Censo 2022

O prazo de duração dos contratos será de até um ano, podendo ser prorrogado; instituto ainda definirá a remuneração

Censo do IBGE | Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil / CP

O Ministério da Economia autorizou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a contratar, por tempo determinado, 209.024 profissionais para atuar na realização do Censo Demográfico 2022. A decisão consta de duas portarias publicadas no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (3).

De acordo com o ato, o prazo de duração dos contratos será de até um ano, podendo ser prorrogado desde que devidamente justificado. O IBGE definirá a remuneração dos profissionais a ser contratados, e o prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado será de até seis meses, contado a partir de hoje, data da publicação das portarias.

Do total de profissionais a ser selecionados, 5.500 são para o cargo de agente censitário municipal; 18.420, para agente censitário supervisor; 183.100, para recenseador; 31, para coordenador censitário de área; 1.781, para agente censitário de administração e informática; 180, para agente censitário de pesquisa por telefone; e 12, para supervisor censitário de pesquisas e codificação.

As despesas com as contratações autorizadas correrão por conta das dotações orçamentárias do IBGE. No entanto, elas ficam condicionadas à declaração do ordenador de despesas responsável quanto à adequação dos novos gastos com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com o Plano Plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile