STJ anula sentenças de Moro contra Palocci, Vaccari e outros 11

Ministro da Corte entendeu que os processos devem tramitar na Justiça Eleitoral

Foto: Arquivo / Agência Brasil / CP

O desembargador convocado Jesuíno Rissato, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), anulou, nesta quarta-feira, as condenações do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-ministro Antônio Palocci, o banqueiro João Vaccari Neto e outros 11 acusados de envolvimento em um esquema de propina. O magistrado entendeu que a competência para avaliar o caso é da Justiça Eleitoral.

Moro havia condenado os réus pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Ao todo, 15 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal e 13 foram condenadas por Moro. De acordo com a sentença, em conluio com o PT, a empreiteira Odebrecht montou uma “verdadeira conta-corrente de propina”. Os valores, conforme a denúncia, eram geridos por Palocci.

Também foram condenados na ação o presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht e os publicitários João Santana e Mônica Moura, que atuaram em campanhas do PT. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou a sentença de Moro, com alterações.

No STJ, a anulação ocorreu com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal que transferiu para a Justiça Eleitoral a competência para julgar crimes de caixa dois de campanha. As defesas dizem que as acusações carecem de provas, além de não apontarem ações individuais dos réus que caracterizem crime.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile