Indicador revela retração da indústria brasileira pela primeira vez em um ano e meio

Foto: FCA/Divulgação

A atividade da indústria brasileira registrou retração em novembro. Esta é a primeira vez em um ano e meio que esse comportamento é registrado, pressionada pela queda nos pedidos e na produção, de acordo com Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O indicador divulgado nesta quarta-feira pela IHS Markit caiu em novembro a 49,8, de 51,7 em outubro, indo abaixo da marca de 50 (que separa crescimento de contração) pela primeira vez desde maio de 2020, em um cenário de interrupções prolongadas na cadeia de suprimentos, pressões intensas sobre os preços, incerteza no mercado e aumento das taxas de juros.

Em novembro, a produção da indústria brasileira registrou a maior queda desde maio de 2020, com redução das vendas pelo segundo mês seguido e também no ritmo mais forte em um ano e meio. Os fabricantes brasileiros relataram apontaram escassez global de matérias-primas, aumento dos custos de transporte e fraqueza do real em relação ao dólar, o que levou os preços pagos a nova alta, com a taxa de inflação acelerando para o maior patamar em cinco meses.