Saúde investiga possível caso da variante ômicron no DF

Homem com idade entre 40 e 49 anos viajou para África do Sul e está em isolamento

Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta terça-feira, que está investigando um possível caso de infecção por Covid-19 com a variante ômicron em um homem, na faixa etária entre 40 e 49 anos. Ele realizou os exames em 29 de novembro. O prazo para conclusão do exame é de quatro dias.

O homem, que já tinha recebido as três doses da vacina contra a Covid-19, havia viajado para a África do Sul e retornou ao Brasil no mesmo voo que chegou ao Aeroporto de Guarulhos, no último sábado, onde houve outro caso suspeito. De São Paulo, ele embarcou em outra aeronave para Brasília. Ele permanece assintomático e está em isolamento domiciliar desde que chegou à capital federal.

A Secretaria de Saúde informou que o viajante testou para Covid-19 nessa segunda-feira e o Lacen-DF (Laboratório Central de Saúde Pública) encontrou “resultado detectável”. Foram feitas análises para sequenciamento genético da amostra, com o objetivo de verificar se há a presença da variante ômicron.

Em nota, a pasta reforçou que, até o momento, “não há caso confirmado de infecção por Covid-19 com a variante ômicron no DF.”

Eventos cancelados em Brasília
Nesta terça-feira, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que as festas na virada de 2021 para 2022, na Esplanada dos Ministério e em mais cinco regiões administativas, foram canceladas devido aos riscos oferecidos pela ômicron, nova variante da Covid-19.

“Nós avançamos muito no enfrentamento da doença e não podemos arriscar um retrocesso neste combate”, publicou Ibaneis no Twitter.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile