RS é o segundo estado com mais empregados com carteira assinada no setor privado em 2021, diz IBGE

Estado gaúcho também aparece com o sexto menor em número de desocupados

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira a PNAD Contínua Trimestral, e o Rio Grande do Sul aparece como o segundo estado brasileiro com mais empregados com carteira assinada (82,9%) no setor privado até o último trimestre deste ano. O índice é superior ao registrado no âmbito nacional (74,1%).

De acordo com o levantamento, o RS fica somente atrás de Santa Catarina (89,2%) no número de trabalhadores em regime CLT no setor privado. Em terceiro lugar está São Paulo (81,8%) e, em quarto, o Paraná (80,9%). No caminho contrário, Maranhão (49,6%), Pará (52,0%), Sergipe (52,8%) e Piauí (54,0%) são as unidades de federação com menos pessoas empregadas com carteira assinada.

Conforme a pesquisa do IBGE, o Rio Grande do Sul também possui a terceira menor taxa de desalentados – pessoas que desistiram de procurar emprego -, com o índice ficando em 1,4%, atrás somente de Santa Catarina (0,7%) e Mato Grosso (1,2%). Os maiores percentuais em relação ao indicativo estão no Maranhão (17,6%) e Alagoas (15,1%).

Além disso, RS está entre os seis estados do Brasil com a menor taxa de desocupação (8,4%), ficando atrás de Paraná (8,0%), Rondônia (7,8%), Mato Grosso do Sul (7,6%), Mato Grosso (6,6%) e Santa Catarina (5,3%).

A nível nacional, o Brasil encerrou o terceiro trimestre de 2021 com 13,5 milhões de profissionais fora do mercado de trabalho, número que corresponde a 12,6% da população economicamente ativa. A taxa é 1,6 ponto percentual inferior à registrada entre os meses de abril e junho.

*Com informações de repórter Lucas Eliel

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile