Justiça Eleitoral do RS retoma o atendimento presencial mediante agendamento prévio

Agendamento deve ser realizado por meio da plataforma JE Digital ou pelo número 148

Foto: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul/Divulgação

A Justiça Eleitoral gaúcha retomou o atendimento presencial nesta segunda-feira. Para ser atendido nos Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAE), o cidadão deve realizar, obrigatoriamente, o agendamento prévio, por meio da plataforma JE Digital, disponível no site do TRE-RS, localizado em “Serviço ao eleitor -> Atendimento Virtual”, ou ligando para o número 148. Dessa maneira, o interessado pode escolher o dia e horário que pretende ser atendido.

Em Porto Alegre, a Central de Atendimento ao Eleitor passa a funcionar em um novo endereço, na rua Siqueira Campos, 805, Centro Histórico, das 10h às 17h. Os demais pontos de atendimento, localizados na região metropolitana e interior do estado, assim como os respectivos horários de funcionamento, podem ser conferidos no site do TRE-RS.

Cabe destacar que a coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção ao Covid-19. Assim, quem ainda não tirou a fotografia nem coletou as digitais deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, a cobrança de multa, causada pela ausência às urnas em 2020, está suspensa por determinação do TSE, não havendo necessidade de emissão de guia de multa ou comparecimento para justificativa.

Para ser atendido presencialmente, o eleitor deve seguir todos os protocolos sanitários, como o uso de máscara e o distanciamento social, nos ambientes do atendimento.

Todos os serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral, como emissão do primeiro título, revisão do cadastro, mudança de endereço e regularização do título, seguem podendo ser realizados virtualmente no site JE Digital.

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