Dois consórcios gaúchos recebem título de adesão ao Sisbi-POA

Os consórcios intermunicipais gaúchos que receberam o título são o do Vale do Jacuí e o de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) englobando 26 município

Oito consórcios públicos municipais de todo o país, incluindo dois do Rio Grande do Sul, receberam hoje (26) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o título de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A entrega ocorreu na cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, e faz parte de um projeto piloto do Ministério chamado Consim.

Os consórcios intermunicipais gaúchos que receberam o título são o do Vale do Jacuí e o de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) englobando 26 municípios. A ministra Tereza Cristina destacou que a adesão ao Sisbi possibilitará a inclusão da pequena agricultura, que muitas vezes não consegue ter acesso a esses sistemas.

“Essa é uma pequena amostra do muito que pode ser feito neste setor. Temos oportunidades para esses produtos artesanais no mundo todo, mas é preciso ter qualidade e o selo de inspeção para mostrar que o produto foi inspecionado e é um produto de qualidade para todo o consumidor, tanto o interno quanto o externo”, disse a ministra.

“É um grande passo para a agricultura gaúcha, pois proporciona um maior avanço na comercialização dos nossos produtos pelo país, abrindo novos mercados e agregando valor ao produto”, afirma a secretária Silvana Covatti.

Com a adesão ao Sisbi-POA, os produtos registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), vinculados a estes consórcios, podem ser comercializados em todo território nacional.

“Os produtores estão muito felizes com esta possibilidade de ganhar o mercado nacional, melhorando a renda e ofertando produtos de qualidade para os consumidores”, destaca o médico veterinário Cristiano Selbach, coordenador do Serviço de Inspeção do CISGA e do SIM de Bento Gonçalves.

O CISGA, com sede em Garibaldi, conta atualmente com 14 municípios. Destes, os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Guaporé e São Marcos tem seis estabelecimentos registrados no Sisbi-POA nos setores de carnes, abate, pescados, ovos, leite e mel.

“Para o CISGA, a conquista do Sisbi-POA é reflexo de um trabalho que vem sendo realizado desde 2015. E é um ponto importante para o fortalecimento da economia local, formada por micro e pequenos empreendedores, e que vai potencializar muito o desenvolvimento dos municípios consorciados”, destaca Rudimar Caberlon, Diretor Executivo do CISGA.

O Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CV-Jacuí), com sede em Sobradinho, tem 12 municípios participantes com dois estabelecimentos registrados no setor de carnes e derivados e ovos e derivados, dos municípios de Caçapava do Sul e Sobradinho.

“Com a autorização de comercializar produtos de origem animal sem restrição para todo o país, as agroindústrias irão aumentar suas plantas de produção, aumentar suas produções de produtos de origem animal, ofertar mais postos de trabalhos e consequentemente obter mais renda. Tudo isso produzindo alimentos com sanidade e qualidade”, destaca o médico veterinário Simeão da Silveira Filho, coordenador do Serviço de Inspeção do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí e do SIM de Sobradinho.

CONSIM

O Consim foi um projeto-piloto desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para intensificar e abreviar a equivalência ao Sisbi-POA dos consórcios públicos municipais. Dos 55 inscritos, 40 foram selecionados para entrevistas e 12 foram selecionados para receber apoio financeiro e orientação direta da equipe do Mapa e do SIE/RS da SEAPDR, no caso do Rio Grande do Sul, para melhorem seus processos. Foram realizadas oficinas de orientação e capacitação.

“Nós estamos muito felizes com a indicação destes dois consórcios para o Sisbi-POA e temos certeza de que isso vai dar uma valorização muito grande para os produtos destas regiões. E também vai servir de fomento e estímulo para que outros consórcios se animem a buscar esta adesão ao Sisbi. Todos podem ter equivalência ao Sistema de Inspeção Federal (SIF), desde que cumpram os pré-requisitos determinados”, afirma Diego Facin, coordenador do Sisbi-POA na Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da SEAPDR.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile