O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) publicou, nesta sexta-feira, o acórdão da decisão determinando a cassação do prefeito e vice de Garibaldi, Alex Carniel e Sérgio Chesini, ambos do PP, com isso os dois foram afastados imediatamente do cargo. A presidente da Câmara de Vereadores do município, Márcia Pedersetti (PP), assumiu como prefeita em exercício.
A defesa do prefeito Alex Carniel e do vice-prefeito, Sérgio Chesini, através de nota informou que vai opor embargos de declaração junto ao TRE-RS, com o objetivo de sanar omissões e contradições e buscando obter efeito suspensivo da decisão. A defesa também irá encaminhar recurso especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prefeito Alex Carniel postou vídeo em suas redes sociais no qual agradece apoios que tem recebido e destacou as realizações no período em que esteve à frente da prefeitura. Disse respeitar a Justiça, mas que ela também garante o amplo direito de defesa, e é isso que ele e o vice-prefeito vão buscar em todos os tribunais necessários. “Quem não ganhou no voto agora quer ganhar no tapetão”, afirmou o prefeito.
O pedido de impugnação por abuso de poder político e econômico, além de arrecadação e gastos ilícitos de recursos foi movido pela coligação Garibaldi no Caminho Certo (PDT, PTB, MDB, PL, DEM, PSD e PCdoB), dos candidatos Antônio Fachinelli e Eldo Milani, ambos do MDB.