EUA: Morre Stephen Sondheim, um dos maiores compositores da Broadway

Multipremiado, músico morreu de forma repentina, em casa

Foto: YouTube / Reprodução

Morreu, nesa sexta-feira, aos 91 anos, o compositor e letrista norte-americano Stephen Sondheim, autor de inúmeros musicais da Broadway, incluindo “‘West Side Story”. O músico faleceu em casa, de forma repentina, segundo o advogado e amigo, F. Richard Pappas, em declarações ao The New York Times. O artista, que vivia em Roxbury (Connecticut), tinha celebrado o Dia de Ação de Graças em um jantar com amigos na noite de quinta-feira.

Sondheim é considerado um dos maiores autores de musicais da história da Broadway e é celebrado pelas composições que escrevia para espetáculos de sucesso. Compôs para ‘West Side Story”, em 1957, ao lado de Leonard Bernstein. O musical depois se tornou filme, que vai ganhar nova versão em dezembro deste ano, dirigido por Steven Spielberg. Também dividiu trabalho em “Gypsy”, de 1959, assinando as letras para as músicas de Jule Styne. Outros musicais de sucesso em nome dele foram “Sweeney Todd” (1979), “Sunday in the Park with George” (1984) e “Into the Woods” (1987).

O artista ganhou seis prêmios Tony de melhor trilha sonora original pelos espetáculos ‘Company”, “Follies”, “A Little Night Music”, “Sweeney Todd”, “Into The Woods” e “Passion”. Também ganhou um prêmio Pulitzer em 1985 pelo espetáculo “Sunday in the Park”.

Além de trabalhos no teatro, Sondheim escreveu música para alguns filmes. Entre eles, a trilha sonora de “Stavisky” (1974), de Alain Renais, e a canção “Sooner or Later (I Always Get My Man)” do filme “Dick Tracy”, que ao ser interpretada por Madonna ganhou um Oscar em 1991. Além disso, seis álbuns de elenco dos espetáculos de Sondheim ganharam Grammy. Em 1975, o compositor ganhou o Grammy de canção do ano, com “Send In the Clowns”.