Prefeitos defendem criação de “SUS para o transporte público”

Sebastião Melo sugeriu a criação de "Dia D" para o transporte, em 8 de dezembro

Foto: Carol Seeger/GP PMPA

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, reforçou, em Aracajú (SE), o pedido para que os gestores municipais pressionem o governo federal, o Congresso Nacional e os governos estaduais sobre o financiamento do transporte coletivo. Melo falou no painel que abriu a agenda desta sexta-feira na programação da 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos.

O emedebista defende que é urgente a criação de um “SUS para o transporte”, com recursos da União e dos governos estaduais, além dos municípios. Ao programa Esfera Pública, Melo disse que se aventa a possibilidade de uso de precatórios para custear o serviço.

A plenária acatou o pedido de Melo e definiu o dia 8 de dezembro como “Dia D” do transporte coletivo, quando prefeitos de todo o país viajarão a Brasília. “Vamos fazer um grande esforço. Gravei um vídeo junto com o Jairo [Jorge, prefeito de Canoas] e com a Fátima [Daudt, prefeita de Novo Hamburgo] e já estamos espalhando para os prefeitos. E vou telefonar pessoalmente para cada um. Eu sei que todos têm agendas importantes nas suas cidades, mas não tem agenda mais importante do que esta em Brasília”, informou, em entrevista à apresentadora Taline Oppitz.