Vacinados com Janssen tomarão apenas uma dose de reforço

Ministério da Saúde volta atrás em anúncio feito pelo ministro Marcelo Queiroga, que cogitou mais duas doses da vacina

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica, na noite desta quinta-feira, informando que pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 com o imunizante Janssen terão de tomar apenas uma dose de reforço, e não duas, como anunciou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última semana.

Queiroga havia previsto uma segunda dose do mesmo imunizante, depois de dois meses, e uma terceira, dentro de um intervalo de mais cinco meses. No entanto, a nota técnica desta quinta recomenda só uma dose de reforço.

“O Ministério da Saúde recomenda a dose de reforço (segunda dose) às pessoas que tomaram o imunizante Janssen a ser feito de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante Janssen no intervalo mínimo de dois meses, podendo este intervalo ser de até seis meses”, pontua o documento da Pasta. A estratégia vai depender do cenário epidemiológico local e de condições específicas da população que vai receber o imunizante.

A Saúde destacou, ainda, que o reforço é necessário porque observou “um número de infecções em indivíduos totalmente vacinados com o esquema primário”. De acordo com o ministério, grávidas ou mulheres que acabaram de dar à luz que receberam a dose única da Janssen devem utilizar como dose de reforço o imunizante Pfizer.