Subcomissão Processante entrega relatório sobre denúncias contra o deputado Ruy Irigaray

Documento será apresentado aos integrantes da Comissão em reunião extraordinária do colegiado, na próxima segunda-feira (29)

Foto: Vinicius Reis/ALRS

A Subcomisão Processante da Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa do RS que examina denúncias contra o deputado Ruy Irigaray (PSL) entregou, nesta quarta-feira (24), ao presidente da Comissão, deputado Fernando Marroni (PT), o relatório sobre o caso. Estiveram presentes ao ato, os integrantes da Subcomissão, deputados Beto Fantinel (MDB), relator; Mateus Wesp (PSDB), revisor; e Dalciso Oliveira (PSB), vogal;  e o procurador-geral da Assembleia, Fernando Ferreira.

Conforme o deputado Beto Fantinel, o documento contém mais de 250 páginas e dois anexos, incluindo fotos. “Foram seis meses de trabalho, que, tenho certeza, promoverá a justiça dentro do legislativo gaúcho. Tivemos o cuidado de ouvir a todos e garantir a ampla defesa do deputado acusado”, assegurou.

Ao receber o relatório, o presidente da Comissão de Ética, deputado Fernando Marroni, afirmou que na reunião extraordinária do colegiado, na próxima segunda-feira (29), o documento será apresentado aos integrantes da Comissão. Marroni adiantou que na reunião, após a leitura do relatório, será assegurada a palavra à defesa do denunciado e, posteriormente, o documento vai à deliberação.

Os integrantes da subcomissão processante divulgaram nota oficial após a entrega do documento:

Os parlamentares que integram a Subcomissão Processante, instituída no processo ético-disciplinar n.º 2297-01.00/21-4 para analisar denúncias contra o senhor Deputado Ruy Irigaray, informam que, após ouvir 31 testemunhas e produzir 1.226 páginas de transcrição de oitivas realizadas ao longo de seis meses de trabalho, foi entregue nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, ao presidente da Comissão de Ética Parlamentar, deputado Fernando Marroni, o relatório com o parecer final e o mesmo será lido aos demais membros desta comissão na próxima segunda-feira, dia 29. 
A Subcomissão Processante reafirma que seu o trabalho foi feito em caráter estritamente técnico, com senso de responsabilidade e zelo aos princípios da ampla defesa e do contraditório. Por tratar-se de um colega que carrega consigo a representatividade de quem legitimamente o elegeu, o trabalho sempre teve como norte a observância estrita das garantias constitucionais devidas e a preocupação de salvaguardar esse Parlamento em respeito a função constitucional que exerce perante o povo gaúcho.
Porto Alegre, 24/11/2021.
Deputado Beto Fantinel
Deputado Mateus Wesp
Deputado Dalciso Oliveira
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile