João de Deus é condenado a mais 44 anos de prisão por estupro

Denúncias contra suposto médium vieram à tona em 2018

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, que atendia como médium na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO), recebeu hoje pena de 44 anos e seis meses de prisão, em regime fechado, por quatro crimes de estupro, sendo dois deles estupro de vulnerável. A sentença é do juiz Marcos Boechat, da comarca de Abadiânia. O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) publicou a decisão, mas sem divulgar o teor.

Os fatos se referem ao período de 2009 a 2018, relativos a cinco vítimas diferentes. Em relação a uma delas, o juiz absolveu João de Deus, por falta de provas suficientes. A Justiça goiana fixou indenizações por danos morais às vítimas em valores entre R$ 20 mil e R$ 75 mil. João de Deus pode recorrer da sentença. Atualmente, ele está em prisão domiciliar, decretada em outro processo.

João Teixeira sempre negou todas as acusações, incluindo as de estupro e violação sexual mediante fraude. A defesa do condenado informou que ainda não foi intimada, não sabendo ainda o teor da condenação.

As primeiras denúncias surgiram em dezembro de 2018. Depois de mais de um ano detido, João de Deus saiu da prisão no início da pandemia da Covid-19, em março do ano passado, passando a cumprir a pena em casa. Em agosto deste ano, ele voltou a ser preso.