Enem: fim de contrato pode expor sistema a ataque hacker

Aplicação do exame ocorre sem o sistema de segurança de empresa terceirizada e pode prejudicar divulgação do gabarito

Foto: Reprodução / TV Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sendo aplicado sem os serviços fornecidos por uma empresa terceirizada de monitoramento de riscos, o que pode prejudicar a divulgação do gabarito oficial.

A Módulo Security Solutions prestou serviço ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o meio do ano e participou da organização e proteção de dados dos candidatos do Enem, Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos), mas sem a renovação do contrato, o sistema fica exposto a ataque cibernético, por exemplo.

De acordo com fontes ouvidas pelo portal R7 na condição de anonimato, as provas do Enem, assim como o tema da redação, não correm risco de ataque hacker ou vazamento por serem mantidos em ambiente blindado. No entanto, a não renovação do contrato pode prejudicar a divulgação do gabarito oficial.

A Módulo Security Solutions é responsável, entre outras funções, por evitar possíveis ataques hackers, cuidar dos processos de contratação, validar publicações de editais e garantir a segurança da divulgação dos resultados e das vistas pedagógicas da redação. O contrato, assinado em 2016, se encerrou na metade de 2021.

O R7 entrou em contato com o Inep, mas até o momento não teve retorno.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile