Sistema 3 As: governo do RS emite Avisos para regiões de Bagé e Taquara

Vacinação abaixo da média é o motivo preponderante

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O governo do Estado divulgou a emissão de dois Avisos para as regiões Covid-19 de Bagé e de Taquara. As outras 19 não receberam Avisos ou Alertas nesta semana. O Aviso é o primeiro passo do Sistema 3As de Monitoramento, com o qual o Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul. Conforme os técnicos do GT Saúde, o principal motivo para a emissão de alertas é a baixa vacinação em ambas as regiões.

A de Taquara (R06) registra a menor proporção da população com esquema vacinal completo entre as 21 regiões, de apenas 54,5%. Além disso, é a que contabiliza a menor proporção da população com ao menos uma dose – 69,8% –, e a menor proporção da população com idade superior a 70 anos com dose de reforço: 47%. Em nível estadual, essa proporção chega a 59% dos grupos etários superiores.

A região Covid de Bagé (R22) é a segunda com menor proporção de vacinados com esquema completo – somente 59,1%. Também registra a maior parcela da população com esquema vacinal incompleto, de 20,6%, indicando estabilização precoce da vacinação.

Na semana passada, o governo do Estado anunciou alterações no procedimento de combate à pandemia de coronavírus. Diante da estabilização dos números da pandemia no RS, o Gabinete de Crise passa a fazer recomendações a respeito de quais protocolos devem ser adotados – com exceção de algumas regras obrigatórias que ainda devem ser seguidas por todas as pessoas.