PSDB deve esclarecer falhas em app de votação nas prévias, decide TSE

Partido vai ter dez dias para explicar por que filiados não puderam escolher nome da sigla que deve concorrer à Presidência em 2022

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta terça-feira, que o PSDB preste esclarecimentos sobre as falhas no processo de votação nas prévias da legenda, identificadas no último domingo. A sigla vai ter dez dias para se pronunciar à Corte.

Uma instabilidade no aplicativo usado para a escolha do candidato do partido na eleição presidencial de 2022 impediu os filiados de votarem remotamente. Concorrem nas prévias o governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

A decisão do TSE ocorre após um mandado de segurança apresentado pelo advogado Gustavo Futagami da Silva, filiado ao PSDB. Ele solicitou a suspensão da convenção nacional do partido até que sejam sanadas as falhas no processo de votação. No pedido, ele justifica que os problemas apresentados pelo app “ferem direito líquido e certo do filiado de escolher, através do voto, o próximo presidenciável do PSDB”.

Ontem, o PSDB anunciou, para esta quarta-feira, novos testes com o aplicativo de uma das três empresas procuradas pela legenda para viabilizar a retomada das prévias. Caso os resultados dos testes sejam satisfatórios, o PSDB promete dar sequência ainda hoje à votação.

O presidente nacional, Bruno Araújo disse esperar que as votações sejam retomadas “no mais tardar” na quinta-feira. A intenção é divulgar o resultado das prévias no próximo domingo.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile