Estado entrega 180 mil doses da Pfizer a municípios gaúchos nesta quinta-feira

Vacinas serão destinadas a imunizar adolescentes e pessoas que fizeram a primeira aplicação há oito semanas

Foto: Divulgação/Fiocruz

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) vai distribuir, nesta quinta-feira, cerca de 180 mil vacinas contra a Covid-19 da fabricante Pfizer às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Aproximadamente 100 mil delas chegaram a Porto Alegre no fim da manhã de terça-feira, e serão destinadas a dar seguimento à vacinação de adolescentes. As demais serão utilizadas para a aplicação da segunda dose de quem recebeu a primeira há oito semanas ou mais.

Nesta quarta-feira, havia 817 mil gaúchos com o prazo ideal de aplicação da segunda dose da vacina em atraso, ou sem o registro dessa aplicação no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização. A faixa etária que menos voltou aos postos de saúde para a segunda dose é a dos jovens de 20 a 34 anos, que, juntos, correspondem a quase metade da estimativa – 397 mil.

Apesar da cobertura vacinal completa da população adulta do Rio Grande do Sul ter atingido 85,1%, entre o grupo de adultos jovens, de 20 a 24 anos, esse índice cai para 66%. Entre os de 25 a 29 anos, é de 72%, e entre as pessoas de 30 a 34, de 78%.

Em relação à dose de reforço, 766 mil gaúchos já deixaram passar o prazo para buscar a vacina, entre profissionais de saúde, idosos e imunossuprimidos, conforme o governo estadual.

Distribuição
As seguintes CRSs buscarão as doses na Ceadi, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira:

• 1ª CRS (Porto Alegre)
• 6ª CRS (Passo Fundo)
• 7ª CRS (Bagé), levará também a carga da 3ª (Pelotas)
• 10ª (Alegrete)
• 14ª (Santa Rosa), levará também as cargas das 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo) e 17ª (Ijuí)
• 18ª (Osório)
• Secretaria Municipal de Porto Alegre

Vão retirar as doses em data alternativa:
• 2ª CRS (Frederico Westphalen), na sexta-feira
• 13ª CRS (Santa Cruz do Sul), na segunda-feira

Para as demais CRSs, – 4ª (Santa Maria), 5ª (Caxias do Sul), 8ª (Cachoeira do Sul), 11ª (Erechim), 15ª (Palmeira das Missões) e 16ª (Lajeado) – as doses serão levadas por veículos da Secretaria da Saúde (SES), com saída de Porto Alegre na manhã desta quinta.