Corpo de Bombeiros do RS recebe reforço de 101 soldados e troca comando-geral

Secretário da Segurança Pública promete distribuição estratégica para que nenhum quartel tenha menos de 20 militares

Foto: Guilherme Almeida/CP

O coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior assumiu, nesta quarta-feira, o cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Ele anunciou a previsão de que R$ 38,6 milhões sejam investidos na instituição, até 2022, por meio do programa Avançar na Segurança. Lançada recentemente, a iniciativa prevê a liberação de R$ 34,8 milhões apenas para a renovação da frota.

A posse ocorreu durante a solenidade de formatura de 101 novos soldados, nessa manhã. O grupo está habilitado a partir de agora a exercer as diversas atividades no nível inicial da carreira, como combate e prevenção contra incêndios, busca, salvamento e defesa civil, por exemplo.

Os novos soldados concluíram mais de 1,6 mil horas/aula, com disciplinas como técnicas de salvamento, técnicas de combate a incêndio, atendimento pré hospitalar e direitos humanos, além do estágio supervisionado. A cerimônia ocorreu no Teatro da Fiergs, em Porto Alegre. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, estiveram presentes.

Sobre o novo contingente do CBMRS, Ranolfo destacou que a distribuição do efetivo vai ser feita de maneira estratégica para que nenhum quartel tenha menos de 20 bombeiros militares.

O coronel Soares Júnior ingressou em 1991 na Brigada Militar e exercia desde março deste ano as funções de subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, ocupando agora o cargo do coronel César Eduardo Bonfanti, que entrou para a reserva remunerada após 34 anos de serviço prestado. Como subcomandante-geral, assumiu o coronel Otávio Polita Filho, que até então era o diretor do Departamento de Planejamento e Integração (DPI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile