PSDB conversa com três empresas para garantir prévias

Presidente nacional espera retomar processo entre amanhã e quinta-feira

Presidente do PSDB, Bruno Araújo, entre os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP). Foto: Divulgação

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que o partido buscou pelo menos três empresas para viabilizar um novo aplicativo para concluir a votação das prévias que decidirão o candidato do partido na eleição presidencial de 2022. Concorrem os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.

Segundo Araújo, na noite desta terça o partido e as equipes dos três candidatos começaraa a fazer “testes de estresse” com o aplicativo de uma das empresas – processo que avalia a vulnerabilidade da ferramenta a invasões. Na quarta-feira, por volta de 11h, o partido vai divulgar os resultados do teste. Caso eles sejam satisfatórios, o PSDB dá sequência de imediato à votação. Em caso contrário, o aplicativo de outra empresa vai ser avaliado, e assim sucessivamente.

“Nós já estamos em conversas paralelas com uma segunda empresa, uma terceira empresa, no sentido de que, se essa [a primeira] não passar por razões de avaliação, nós já temos mais duas empresas em processo de conversação com o partido”, explicou Araújo, em coletiva nesta noite.

“[Sendo aprovado o novo aplicativo] é esperar uma posição técnica das candidaturas em relação à avaliação dos sistemas em diálogo sobre contratação. Feito isso, abre-se o processo para conclusão do resultado das prévias e anunciar o candidato do PSDB”, acrescentou o dirigente tucano.

As votações das prévias tinham conclusão prevista para o domingo passado. No entanto, o aplicativo desenvolvido pela Faurgs (Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul) apresentou falhas, e a maioria dos 44,7 mil filiados que haviam se habilitado a participar da eleição não conseguiu registrar o voto. Em razão disso, o partido suspendeu a votação e decidiu trocar de empresa.

Araújo espera que as votações sejam retomadas, “no mais tardar”, na quinta-feira. No entanto, caso os testes desta terça-feira atestem a segurança do aplicativo em avaliação, ele disse ser possível retomar a votação “em alguma hora” desta quarta.

Segundo o presidente do PSDB, a intenção é divulgar o resultado das prévias no próximo domingo. De todo modo, vai haver segundo turno caso nenhum candidato receba 50% dos votos.