Estado prorroga em uma semana entrega do Cartão Cidadão em Porto Alegre

Retirada continua obedecendo a distribuição por letras, mas agora vai até 3 de dezembro, das 9h às 15h, no Gigantinho

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

As entregas do Cartão Cidadão, vinculado ao programa Devolve ICMS, serão prorrogadas por mais uma semana em Porto Alegre. Durante a força-tarefa montada pelo Banrisul e pela Secretaria da Fazenda desde a terça-feira, 16, houve grande concentração de atendimentos nas primeiras horas da manhã, gerando filas no ginásio do Gigantinho. Também há um conjunto de beneficiários que não conseguiu comparecer no dia programado para a letra inicial do nome. Essas pessoas terão uma nova oportunidade de retirar o cartão no Gigantinho, na próxima semana.

Assim, a força-tarefa que tinha prazo para se encerrar na sexta, 26, vai ser estendida, em Porto Alegre, até 3 de dezembro. As entregas seguem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15, no Gigantinho, porém como um novo cronograma por ordem alfabética: de A a D (29/12); de E até J (30/12); de K até N (1/12); de O até R (2/12); e de S até Z (3/12).

Reprodução/Governo do Estado

O aumento do prazo do mutirão na capital teve aval do Sport Club Internacional, que cedeu novamente as instalações do Gigantinho para o acesso do público.

A iniciativa devolver parte do ICMS a famílias inscritas no CadÚnico que recebem o auxílio federal ou que tenham dependentes na rede estadual do ensino médio. Quatro parcelas, de R$ 100 cada, devem ser creditadas em dinheiro no cartão, trimestralmente. Os recursos podem ser usados em estabelecimentos da Rede Vero.

Na capital, cerca de 53 mil famílias serão beneficiadas e, no Estado, em torno de 432 mil. Cerca de 80 mil cartões já foram entregues no interior e em Porto Alegre.

Pode retirar do cartão quem estiver cadastrado no CadÚnico e receber o Auxílio Brasil ou estiver matriculado ou tiver dependentes no Ensino Médio. Além disso, Receita Estadual e Procergs liberaram uma consulta a partir do número do CPF. A pesquisa está disponível em www.devolveicms.rs.gov.br (https://www.devolveicms.rs.gov.br/participacao). Basta o cidadão digitar seu CPF e data de nascimento.

Situação no interior

Em relação às entregas em cidades do interior, não há registro de longas filas para a retirada, e o Banrisul está avaliando individualmente cada situação, tendo em vista que há diferentes índices de procura em cada região. Em algumas cidades, o número de beneficiados também é menor.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile