Sondagem industrial aponta desaquecimento da indústria

Inflação na porta de fábrica da indústria teve alta histórica no mês passado Washington Alves/Reuters

A Sondagem Industrial de outubro, divulgada nesta segunda-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que a indústria nacional está em desaquecimento. Isso porque a produção está estável, há um pequeno recuo da utilização da capacidade e redução no ritmo de crescimento do emprego, apesar dos estoques terem voltado ao nível desejado.

Na passagem de setembro para outubro, o índice de evolução da produção foi de 50,1 pontos. O indicador varia de 0 a 100, sendo que 50 pontos é a linha de corte que separa crescimento e queda em relação ao mês anterior. Segundo a CNI, foi o segundo mês seguido de estabilidade da produção, após quatro meses consecutivos de alta.

O índice de emprego cresceu em ritmo mais moderado que nos meses anteriores, alcançando 50,4 pontos e, portanto, menos intenso que nos meses anteriores. A utilização da capacidade instalada (UCI) em outubro foi de 71% – queda de um ponto percentual na comparação com setembro. E também menor do que o registrado em outubro do ano passado (74%).