Tenista chinesa diz estar bem em ligação de vídeo com presidente do COI

Peng Shuai causou preocupação após ficar sem contato público ao denunciar ex-vice-premiê

Atleta mostrou estar bem em transmissão de vídeo. Foto: Instagram/Divulgação

A estrela chinesa do tênis Peng Shuai fez uma ligação por vídeo neste domingo com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e disse a ele que está segura e bem, informou nota a organização. Fotos e vídeos de Peng num torneio em Pequim neste domingo surtiram pouco efeito em mitigar preocupações internacionais após ela passar quase três semanas sem aparecer em público depois de acusar o ex-vice-premiê chinês de abuso sexual.

Em comunicado, o COI disse que no início de sua ligação de 30 minutos com o presidente, Thomas Bach, Peng agradeceu o COI pela preocupação com seu bem-estar. “Ela explicou que está segura e bem, vivendo em sua casa em Pequim, mas que gostaria de ter sua privacidade respeitada neste momento”, disse o comunicado do COI. “Por isso, prefere passar mais tempo com a família e os amigos no momento. Ainda assim, ela continuará envolvida com o tênis, o esporte que ama tanto.”

Em 2 de novembro, Peng fez um post em redes sociais chinesas dizendo que o ex-vice-premiê Zhang Gaoli a havia assediado sexualmente há alguns anos. Nem Zhang nem o governo chinês comentaram sua acusação. O post de Peng foi deletado rapidamente das redes sociais e o assunto foi banido na altamente censurada internet chinesa.