Arcos Dorados oferece oportunidades de promoção para pretos e pardos no Brasil

Crédito: Divulgação/ArcosDorados

A Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, teve 81% das oportunidades de promoção para cargos de liderança na rede conquistadas por pessoas negras entre 2020 e 2021. Considerando todo o quadro de funcionários da empresa, 61% dos que foram promovidos no último ano se identificam como pretos ou pardos. A companhia celebra os números em reconhecimento ao Dia da Consciência Negra.

A companhia criou, no Brasil, a Diretoria de Gente, Diversidade e Inclusão e a nomeação do executivo Fábio Sant’Anna para liderar a área, reforçando o compromisso da rede em oferecer um ambiente de trabalho com equidade para todos.

No início do ano, a Arcos Dorados anunciou sua adesão ao MOVER, um movimento formado por 46 empresas de diversos segmentos, com o objetivo de gerar uma transformação em prol da equidade racial e combate ao racismo, agindo de forma conjunta e propositiva com toda nossa cadeia de valor perante a sociedade.  Uma das metas desse movimento é gerar, juntas, 10 mil novas posições para pessoas negras em cargos de decisão até 2030.

Há cerca de três anos, em toda América Latina e Caribe, a companhia conta com um Comitê de Diversidade e Inclusão, que tem o propósito de conscientizar os funcionários sobre o respeito às individualidades. Entre as ações internas relacionadas à equidade racial, está a realização de treinamentos e distribuição de conteúdos educativos. Atualmente, 60% dos colaboradores da rede se declaram como pretos ou pardos.

Priscila Rosa é uma jovem que se considera realizada. Há 18 anos trabalhando no McDonald’s, foi graças às possibilidades que a empresa lhe ofereceu que hoje responde por quase 100 unidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná como Gerente Selecionadora. Quando começou como Atendente, em 2003, Priscila não imaginava sua trajetória dentro da empresa, principalmente por ser negra.

Durante seis anos, atuou em diversas funções, como Treinadora e Assistente Administrativa, até assumir a posição que hoje exerce, de Gerente Selecionadora para todos os cargos nos três estados. Atualmente, estão sob sua responsabilidade o processo seletivo de colaboradores, incluindo pessoas com deficiência, menores aprendizes e gerentes trainees.