Prefeitura volta atrás e mantém operação de food e beer trucks na Orla do Guaíba

Volta à prática dos últimos anos já vale para este final de semana

Foto: Divulgação

A prefeitura de Porto Alegre voltou atrás na tentativa de retirar os food e beer trucks da Orla do Guaíba. Após protesto dos empreendedores em frente ao Legislativo Municipal nesta quarta-feira, o secretário-adjunto de Desenvolvimento, Vicente Perrone, foi chamado pelos vereadores ao plenário Ana Terra e garantiu a continuidade do licenciamento dos eventos aos finais de semana com os food e beer trucks. A volta à prática dos últimos anos já vale para este final de semana.

Perrone disse que a prefeitura planejou transferir os food e beer trucks da Avenida Beira-Rio para um local ao lado da Usina do Gasômetro. A ideia tinha objetivo de barrar a atividade irregular de 240 ambulantes. De acordo com os empreendedores, o problema é que a empresa GAM3 enviou uma proposta cobrando R$ 750 por final de semana de cada food e beer truck. “Foi um equívoco e vamos retomar a autorização pelo Escritório de Eventos como era feito antes”, garantiu Perrone.

A concessão permite a GAM3, empresa que ganhou a concessão do trecho 1 da orla e do Parque Harmonia, a exploração comercial dos locais, mas não da Avenida Beira-Rio, que segue sendo gerida pela Prefeitura por meio do Escritório de Eventos. Mais de 30 empreendedores presentes na reunião reclamaram que a sujeira e o lixo gerados aos finais de semana na orla têm recaído injustamente sobre os food e beer trucks. “Nós limpamos antes e depois a avenida Beira-Rio. O problema é que acabou a fiscalização da orla. Por isso virou bagunça. Antes a prefeitura estava presente, verificando tudo, agora não está mais presente”, afirmou Sandra Feel, representando os beer trucks.

Contraponto

Em nota, a prefeitura da Capital disse que a atual gestão prioriza sempre o diálogo com os permissionários da orla e com as Associações Porto-Alegrense e Gaúcha de Food Trucks. Ressalta também “ajustes são necessários para o funcionamento das atividades comerciais regulares e o melhor aproveitamento do espaço público pelos visitantes”. Além disso, o executivo destaca que “nunca houve por parte do município a sinalização de qualquer tipo de cobrança de taxas”.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), responsável pelo licenciamento, informa que no último final de semana, 13 e 14 de novembro, houve a autorização normal das atividades, sem cobrança de valores. Por fim, a Prefeitura de Porto Alegre reafirma o compromisso em trabalhar pelo fortalecimento das atividades econômicas e pela regularização do espaço público, visando sempre o bem-estar de toda a população.