Alegrete é a próxima parada do Fórum ‘De onde virão os terneiros?’

O objetivo é sensibilizar produtores, técnicos e estudantes sobre a importância da melhoria dos índices reprodutivos

O rebanho bovino do Rio Grande do Sul tem uma taxa de desmame de, em média, 55% ou 56% – índice bem abaixo do ideal. Para colaborar com a eficácia produtiva e o gerenciamento da atividade pecuária, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) realiza, nos dias 25 e 26 de novembro, a 106º etapa do Fórum Permanente do Agronegócio De Onde Virão os Terneiros? Desta vez, o evento itinerante será realizado em Alegrete.

“O objetivo é sensibilizar produtores, técnicos e estudantes sobre a importância da melhoria dos índices reprodutivos, levando informação e conhecimentos que, ao serem postos em prática, aumentem a produção de terneiros e a rentabilidade dos produtores”, resume o técnico em Formação Profissional Rural do Senar-RS, Pedro Faraco.

Serão dois dias de programação. O primeiro será um Dia de Campo no qual serão visitadas quatro pequenas e grandes propriedades rurais da região. Lá, proprietários e técnicos dividem informações sobre sistema de produção, manejo, potencialidades e dificuldades.

“São propriedades distintas, mas com grande potencial e ótimos índices produtivos”, adianta Faraco.

No segundo dia de atividades, ocorre o seminário. Ao todo, serão cinco palestras nas quais professores universitários e técnicos abordam temas solicitados pelos produtores e pelo Sindicato Rural como preocupações relevantes – como controle de carrapato, melhoramento genético do rebanho e sistemas forrageiros.

O evento

O fórum “De onde virão os terneiros?” foi criado pelo Senar-RS em 2012. De lá para cá, teve 25 etapas realizadas em 17 municípios gaúchos, atingindo um público de 6.378 pessoas. Por isso, já é considerado um dos principais eventos de pecuária de corte do Rio Grande do Sul.

Realizado pelo Senar-RS, o evento é uma promoção de Farsul e Casa Rural, com apoio dos departamentos de Solos e Zootecnia da UFRGS e do Sindicato Rural de Alegrete.

DE ONDE VIRÃO OS TERNEIROS?
Quando: 25 e 26 de novembro, em Alegrete
Informações e inscrições: eventos@senar-rs.com.br

PROGRAMAÇÃO

25/11
DIA DE CAMPO

8h – Fazenda Dois Angicos, propriedade de Nerlei Anjos dos Anjos e família (Rincão do Paraíso, 4º subdistrito do Vasco Alves)
10h30min – Estabelecimento Laranjeiras, propriedade de Enir Vila verde e família (Rincão do 28, 4º subdistrito do Vasco Alves)
11h30min – Estância do 28, Fundação Marona (Rincão do 28, 4º subdistrito do Vasco Alves)
13h – Almoço*
15h – Fazenda Santa Luzia, propriedade de Carlos Einchenberg e família (Rincão do 28, 4º subdistrito do Vasco Alves)
17h – Encerramento

* Almoço sem custo aos participantes

26/11
SEMINÁRIO

Restaurante do Parque de Exposições Lauro Dornelles (Av. Tiaraju, 1.685, bairro Centenário, Alegrete)

8h – Cadastramento
8h15min – Abertura oficial
8h30min – Rodeios de cria: a base da pecuária sustentável – Prodessor José fernando P. Lobato (PhD), do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS
10h – Intervalo
10h15min – Cadeias forrageiras para cria intensiva – Dr Danilo Santana, da Embrapa Pecuária Sul
11h – Benefícios da integração lavoura-pastos-pecuária – Profa. Dra. Amanda Posselt, do Departamento de Solos da UFRGS
11h45min – Mesa redonda
12h30min – Almoço*
14h – Ferramentas genéticas aplicadas a produção de terneiros – Méd. Vet. Bruno Teixeira, instrutor do Senar-RS – Cooplib
14h45min – Manejos auxiliares e de controle do carraparo: experiências práticas – Méd. vet. Iuri Pioly Marmitt (Me), supervisor de campo da ATeG – Gestão Avançada de Construções Ltda
15h – Mesa redonda
17h – Encerramento

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile