Técnicos da Gadolando percorrem RS para classificação linear

Objetivo é que o produtor tenha mais informações dentro do rebanho com índices de seleção genéticas

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) está percorrendo o Estado realizando visitas técnicas aos criadores associados. Na ocasião, ocorrem também as classificações lineares dos rebanhos dos produtores. Além disso, também é feito o controle leiteiro e o registro genealógico dos animais.

Conforme o superintendente técnico da entidade, José Luiz Rigon, o objetivo das visitas está relacionado à morfologia da vaca e sua funcionalidade. “A ideia é fazer com que o produtor tenha as informações dentro do próprio rebanho como a parte do índice de seleção genética e do próprio genoma do animal. Isto está relacionado com a funcionalidade, pegando registro genealógico, controle leiteiro e classificação linear. Dessa forma, o produtor tem todas as informações do animal pertinente à evolução do rebanho. Dentro do próprio programa de classificação linear já é feito o lançamento das características e deficiências que este animal tem”, destaca.

Rigon explica que, com isso, se procura um acasalamento que corrija estas partes. Tudo está balizado com a morfologia em relação à funcionalidade. “Este é o principal motivo para que os produtores estejam engajados. Os produtores estão ávidos e interessados em saber estas informações”, observa.

O superintendente técnico da Gadolando acredita que só em 2021 foram realizadas mais de 70 visitas técnicas e quase dois mil exemplares contaram com a classificação linear. “Tivemos um grande crescimento de pedidos de classificação linear pelos produtores. O controle leiteiro e registro genealógico também tiveram um aumento no número de pedidos”, ressalta.

Rigon informa que em breve deverá ser lançado o primeiro lote de genoma de animais para identificar os melhores biotipos dos animais por características. “Isso vai dar possibilidade do criador ter mais informações de seus animais para dentro do seu rebanho, e o sistema do Web+Leite é que vai fazer estes cálculos”, finaliza.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile