Desoneração é instrumento valioso, declara líder do governo no Senado

Para Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), projeto que estende desonerações de 17 setores será aprovado sem dificuldade

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) diz que o clima é favorável na Casa EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse nesta terça-feira que o clima na Casa é favorável ao projeto que estende as desonerações de 17 setores da economia por mais dois ou quatro anos.

“Tenho a impressão de que o clima no Senado, pelo que eu ouço dos senadores e até do próprio presidente Rodrigo Pacheco, é de que é um instrumento valiosíssimo para a manutenção do emprego. Precisamos valorizar a geração de novos empregos, mas temos de manter os empregos, sobretudo no setor de serviços”, declarou.

O presidente Jair Bolsonaro disse, na semana passada, que pretendia estender benefício por mais dois anos. Na Câmara, tramita um projeto de lei com extensão do benefício por mais quatro anos. O texto vai ser analisado nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em caráter terminativo. O líder do governo disse ainda que os senadores vão aguardar a manifestação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a extensão da desoneração.

“Estamos aguardando manifestação do TCU, amanhã [quarta-feira], sobre a não necessidade de fazer compensação, já que os 17 setores não estão recolhendo impostos. É importante saber que a eventual prorrogação por mais dois anos vai significar um esforço fiscal adicional para o governo”, concluiu.