A origem do Chibo

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

O Vagner Garcia, Tio Negro, como é chamado pela parentalha inteira, é um índio por demais conhecido nos arredores de Bagé, onde tem uma chacrita, ali perto do cemitério dos Azevedo, e vive até puxando têto de umas vaquinhas e vendendo leite na cidade grande.
Pois, ora vejam que certa feita o amigo Severino Moreira estava mateando com esse vivente, à sombra de um guabijuzeiro, ao lado da vivenda da chácara, quando Tio Negro começou a assuntar dos sacrifícios que na vida já havia passado.
Segundo o próprio, há algum tempo fora dono de um pedaço de campo, de tamanho bem regular, ali no Passo do Tigre, que na verdade é um dos galhos do rio Jaguarão e nesse campinho criava uma média de umas cinqüenta a sessenta cabeças de gado.
Acontece que o campo era praticamente improdutivo, pois as enchentes, de quando em vez, levaram uma safra inteira água abaixo, e na região ainda havia muita paca, cutia, capincho, lebre e veados, tudo bichos flor de roceiro que chegavam a andar aos bandos lambendo tudo o que o vivente plantasse, e se não bastasse, o campo era virado em pajonal que fazia com que o gado vivesse bordado de carrapatos, e para piorar a sorte tinha cada sumidouro que, de quando em vez, achava alguma vaca só com as aspas para fora dos atoleiros.
Resolveu, então, vender o gado e povoar o campo com umas borregas bueníssimas, todas na casa de um ano, no máximo ano e meio. Rebanho de encher os olhos, e como ovelha não é pra mato, e tampouco anda em banhados, estavam livres dos carrapatos e dos atoleiros.
Dividiu o rebanho em vários potreiros, cada lote de quinze ou vinte com um dois carneiros contrabandeados do Uruguai, bichos de raça apurada que, certamente, se traduziriam em uma bela safra de cordeiros para esquilar no ano seguinte.
Bueno, passou um ano e a safra de cordeiro não foi além de meia dúzia, e no ano seguinte a coisa não melhorou muito.
Imaginou ter feito um mau negócio em contrabandear os carneiros. Tinham boa raça, mas provavelmente fossem animais de baixa fertilidade por alguma razão desconhecida, e por isso trocou a carneirada por borregos de procedência conhecida, só que a produção foi ainda menor.
Desiludido capou os carneiros e começou a carnear as ovelhas, em uma média de duas ou três por semana e foi vendendo a carne na cidade, mas à medida que o rebanho foi diminuindo começaram a aparecer ovelhas prenhas, e para não pecar por exagero, dizem que das últimas trinta, não falhou nenhuma.
Era estranho, mas imaginou ter deixado algum carneiro mal capado, pois na vizinhança ninguém criava ovelha. Assim mais por curiosidade do que por ambição, nos cordeiros, o resto das ovelhas se livraram da faca.
Pois lhes conto, e acreditem se quiser, nasceu uma bela cordeirada mas não tinham lã, e sim uma certa pelagem, algumas baias, outras brancas e lhes digo o pelo chegava a luzir quando no sol.
Só então, se descobriu que as ovelhas entravam no cio, mas não emprenhavam porque os carneiros e os veados ficavam peleando pelo domínio do rebanho, mas uma vez castrados, os carneiros perderam o interesse pelas ovelhas e os veados assumiram definitivamente o domínio.
O problema é que nunca se viu uma cordeirada mais arisca e roceira, não tinha cerca que segurasse, nem lavoura que durasse e como gostavam de um lajeado aqueles bichos!
Hoje, já acostumando com a idéia, e aproveitando todo o tempo que teve para pensar no assunto, chegou a conclusão que…
“ Dessa cruza vem a origem do cabrito”
É … e como diz o Tio Negro, “morro de véio e não aprendo tudo o que o mundo tem prá ensinar”.