Otimismo da indústria acumula queda de 7,2 pontos em três meses

Foto: FCA/Divulgação

As indústrias brasileiras continuam com pouco otimismo com relação ao cenário econômico. É o que revela uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou 1,8 ponto no mês, para 56,0 pontos, em uma escala onde valores acima de 50 pontos significam perspectivas positivas.

Nos últimos três meses, a queda no indicador já é de 7,2 pontos. Todos os componentes que compõem o Icei pioraram em novembro. O Índice de Condições Atuais recuou 1,8 ponto – para 49,7 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos que passa a significar uma percepção negativa.

O resultado se justifica, conforme técnicos da CNI, pela piora na percepção sobre as condições atuais da economia brasileira, cujo índice caiu 3,1 pontos em novembro, acumulando recuo de 11,9 pontos nos últimos três meses. O Índice de Expectativas também caiu 1,8 ponto, mas ainda se encontra em 59,1 pontos, revelando que os empresários ainda mantêm um otimismo moderado para os próximos seis meses.