Feira movimenta setor calçadista em Gramado

Crédito: Divulgação

Começa na próxima segunda-feira, dia 15 de novembro, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, que terá 220 expositores dos polos produtores, representando mais de 800 marcas de calçados femininos, masculinos, infantis, esportivos e acessórios. O evento acontece até o dia 17 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS).

A expectativa de crescimento da indústria para este ano é de 12,2% em produção, atingindo 856,9 milhões de pares, quase 100 milhões de pares a mais do que em 2020. Já o nível de emprego até o mês de setembro teve uma curva ascendente, tendo a abertura de 33,1 postos de trabalho nas fábricas no país, empregando diretamente mais de 280 mil pessoas.

O evento terá a presença de compradores internacionais, que vêm de 20 países de quatro continentes. Este movimento com importadores deve atingir um crescimento de 25,5% nas exportações ainda este ano sobre o exercício anterior, chegando a cerca de 117 milhões de pares embarcados para o exterior, conforme está planejado pelos industriais.

Esta é a segunda feira da Merkator realizada presencialmente durante a pandemia do Coronavírus. No ano passado, com muito mais medidas de restrições e ainda sem vacinas, a promotora realizou com sucesso, nesta mesma época a última edição da Zero Grau. Além das grandes fábricas nacionais vão estar presentes grupos de empresas de micro e pequeno portes, muitas delas apoiadas pelo SEBRAE/RS.

A entidade que já tem participação no grupo Estação Moda RS, que vai estar na feira, ampliou seu trabalho, oferecendo um subsídio de 40% do valor do metro quadrado para empresas que desejam expor em local próprio dentro da feira conforme posicionamento de sua marca. Também o grupo Três Coroas Shoes vai estar participando com 13 empresas.