A visitação do público aos seus entes queridos movimentará cemitérios municipais e privados em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (02), dia de finados. Os locais terão horários especiais de funcionamento, reforço na segurança e na fiscalização de trânsito.
Os cemitérios municipais de Porto Alegre funcionam com horários especiais, conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). O Cemitério São João, na rua Ari Marinho, 297, estará aberto das 8h às 18h, enquanto os cemitérios Tristeza, rua Liberal, 19, e Belém Velho, na rua Nossa Senhora do Rosário, 5.205, funcionam das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A missa de Finados ocorrerá às 10h, no cemitério São João.
Nos demais dias, os horários de funcionamento permanecem inalterados, das 8h às 17h. Em todos os locais, o uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento entre os visitantes.
Nos cemitérios privados, a movimentação também deverá ser intensa e com realizações de missas e visitações. No Cemitério Jardim da Paz, na zona Leste da Capital, haverá realização de missas e cultos em diferentes horários. O horário de visitação acontece das 7h às 19h. Em virtude da pandemia da Covid-19, não será realizado o lançamento aéreo de pétalas de rosas.
No Cemitério João XXIII serão realizadas duas celebrações presenciais (uma pela manhã e outra à tarde). O horário de atendimento será das 8h às 18h. O mesmo horário será disponibilizado aos familiares no cemitério São Miguel e Almas.
Já no Cemitério da Santa Casa, o mais antigo de Porto Alegre, a visitação também ocorre em jazigos e sepulturas de figuras conhecidas do Estado, como por exemplo, Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Plácido de Castro, Conde de Porto Alegre, Teixeirinha, Iberê Camargo, dentro outros. O horário de visitação no feriado será das 8h às 18h, com realização de missão às 10h.