Os adversários diretos já deram espaço para o Grêmio deixar a zona de rebaixamento neste Brasileirão, no entanto, o Tricolor desperdiçou seis oportunidades de sair do Z4 e agora amarga a 19ª colocação, com 26 pontos e seis de distância do Santos, o primeiro fora da degola. Por isso, nesse final de semana, a reação do time de Vagner Mancini não pode ser adiada e, além de uma vitória contra o vice-líder Palmeiras, os gremistas precisam de bons resultados paralelos de Santos, Sport, Juventude, Bahia e Ceará para evitar que fique praticamente irreversível o que já está muito complicado. A rodada pode encerrar com o clube nove pontos distante de se salvar.
Na frieza dos números, atualmente, o Grêmio depende somente de si para se livrar do rebaixamento. Com dois jogos a menos em relação aos concorrentes, em caso de duas vitórias, a equipe gremista saltaria para o 15° lugar na tabela e somaria mais vitórias que os concorrentes. No entanto, na prática, a situação é bem mais adversa pela dificuldade do time em campo e os rivais que tem pela frente. Os duelos em atraso são contra Flamengo, na Arena, ainda sem data, e Atlético Mineiro, o líder, no Mineirão, na próxima quarta-feira.
Por isso, além da vitória fundamental contra o Palmeiras no domingo, vale aos tricolores “secar” os rivais diretos na zona da confusão: Santos, Sport, Juventude, Bahia e Ceará. Destes, apenas o Santos vem de vitória – no meio da semana superou o Fluminense com uma atuação consistente por 2 a 0, na Vila Belmiro, em jogo atrasado. No final de semana, o Peixe abre a rodada contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, no sábado, às 17h. O jogo é complicado, mas o adversário vem de uma classificação espetacular para a final da Copa do Brasil diante do Flamengo no Maracanã e deve poupar alguns atletas mesmo que ocupe posição pouco confortável na tabela: 12°, a cinco pontos do Z4.
Ainda no sábado, outro duelo direto: Juventude e Bahia, no Alfredo Jaconi, às 18h15min. Sob o comando de Guto Ferreira, o Esquadrão ainda não perdeu e está em recuperação: são duas vitórias e dois empates nos últimos quatro jogos. No meio da semana, empatou em 1 a 1 o clássico com o Ceará. O Ju não vence desde a 22ª rodada. Aqui, o resultado ideal para o Grêmio seria a igualdade, que seguraria ambos os times de avançar na tabela, embora os baianos indiquem sinais de estabilização nas atuações.
Na partida entre Ceará e Fluminense, no domingo às 16h, os gremistas torcem pelo Fluminense. Embora esteja distante sete pontos, o time cearense não vive bom momento e tem somente duas vitórias com Tiago Nunes – que passou pelo Tricolor – no comando.
Quem também jogou no meio da semana foi o Sport. Em partida adiantada, o Leão da Ilha foi superado pelo RB Bragantino, em Bragança Paulista, por 3 a 0, e tem 27 pontos em 29 jogos. No domingo, às 20h30min, recebe o Atlético-GO, na Ilha do Retiro. Uma derrota ou um empate servem ao Tricolor gaúcho em caso de vitória contra o Palmeiras.
Jogos para secar
Sábado
Athletico- PR X Santos – Arena da Baixada – 17h
Juventude x Bahia – Alfredo Jaconi – 19h15min
Domingo
Ceará x Fluminense – 16h – Castelão
Sport x Atlético-GO – 20h30
Cenário ideal no fim da rodada
O Grêmio precisa vencer e essa é a palavra de ordem na Arena. Segundo as projeções matemáticas, para escapar, o time precisa de seis triunfos em doze jogos para somar 18 pontos e deixar a zona de rebaixamento. Nessa rodada, isso não é possível, mas, se os resultados colaborarem, o Tricolor pode sonhar com a sétima oportunidade de deixar o Z4 no complicado jogo atrasado contra o Atlético Mineiro, na quarta-feira. Para isso, além de garantir os três pontos, Santos ou Bahia não podem pontuar.
Cenário péssimo no fim da rodada
No pior dos cenários, com Bahia, Ceará, Santos e Sport vencendo e o Grêmio perdendo para o Palmeiras, o time tricolor pode ficar 8 pontos atrás na 19ª colocação. Além disso, ainda estaria bem atrás das equipes dentro da zona de rebaixamento: 4 do Sport e três do Juventude.
Bônus da secação
Embora estejam em outra turma no campeonato gremista, Flamengo e Atlético Mineiro fazem um duelo decisivo no Maracanã, às 19h. Apesar da distância e das boas possibilidades de título, uma vitória do Galo praticamente sacramentaria o troféu, o que deixaria a partida contra o Grêmio, na última rodada, sem o peso de decidir o campeonato.