Senadores da CPI querem criar Observatório da Pandemia

Parlamentares articulam para que Pacheco paute criação de Frente Parlamentar que irá acompanhar desdobramentos da comissão

Cúpula da CPI: vice Randolfe Rodrigues, presidente Omar Aziz e relator Renan Calheiros | Foto: Pedro França / Agência Senado

Os senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia querem que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), paute nesta quarta-feira, no plenário, a criação do Observatório da Covid-19, a ser criado em formato de frente parlamentar. A informação foi dada pelo vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), após entrega do relatório final ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“O senador Omar (Aziz, presidente da CPI) não esteve conosco porque estava num encontro com o Pacheco e iria solicitar que pautasse para hoje a apreciação da resolução que cria o Observatório da Pandemia”, disse Randolfe.

O senador explicou que a intenção é que a frente seja aberta à participação da sociedade. “A frente é uma consequência da CPI. A ideia é que seja um observatório suprapartidário com a participação da sociedade e que acompanhe as consequências do relatório, e com a mesma estrutura da CPI. Presidente continuará sendo o Omar, o relator o Renan. Podemos constituir vice-presidências para repartir as responsabilidades, mas isso deve ser objeto de debate”, afirmou.

O relatório final foi aprovado na última terça-feira, por 7 votos a 4, após mais de cinco meses de trabalho. O documento tem 1.289 páginas e 80 sugestões de indiciamento, sendo 78 de pessoas físicas, entre elas o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e duas de empresas.