Pnad aponta mais de 25 milhões de brasileiros trabalhando por conta própria

Crédito: Abel Mitja Varela

Com 13,7 milhões de desocupados, ou 13,2% da população, somado aos efeitos da pandemia da Covid-19, aumentou o número de trabalhadores por conta própria, atingindo um novo recorde com 25,409 milhões de pessoas. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), no trimestre encerrado em agosto, e divulgada nesta quarta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O total de pessoas trabalhando por conta própria representa uma alta de 4,3% (mais 1 milhão de pessoas) frente ao trimestre anterior, encerrado em maio, e de 18,1% (3,9 milhões de pessoas) na comparação anual.

O IBGE revelou ainda que houve uma redução da população fora da força de trabalho tanto em relação ao trimestre anterior quanto em relação a igual período de 2020. O contingente ficou em 73,4 milhões de pessoas nos três meses até agosto, o que representa uma queda de 3,2% comparado ao trimestre encerrado em maio (2,4 milhões de pessoas a menos), e recuo de 7,3% em relação a igual período de 2020 (5,8 milhões de pessoas a menos).