Autorizado retorno obrigatório às aulas presenciais no Rio Grande do Sul

Também foi liberada abertura das arquibancadas, sem demarcação de assentos, para as torcidas organizadas nos estádios da Dupla Gre-Nal

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O Gabinete de Crise do governo gaúcho decidiu acatar pedido da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e aprovou o retorno presencial obrigatório na Educação Básica, que engloba educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e todas as redes de ensino do Rio Grande do Sul. A data da retomada das atividades de ensino presencial, bem com as mudanças, ainda serão detalhadas e oficializadas pelo governo do Estado. Conforme o Gabinete de Crise, a medida foi tomada em virtude da queda das taxas de contaminação e hospitalizações, combinada com o avanço da vacinação em território gaúcho.

“As crianças e adolescentes não estão isolados em casa. Estão interagindo e participando da sociedade. Portanto, não adianta apenas restringir a interação deles na escola. A escola é onde muitos têm acesso à alimentação e onde o processo de aprendizagem é mais efetivo. Neste momento, em que os indicadores estão estáveis, e até caindo, e que a vacinação aumenta em ritmo acelerado, os efeitos colaterais de termos um ensino fragilizado são mais graves do que a própria doença. Por isso, como nos tratamentos médicos, é preciso ajustar a dose do medicamento ao estágio da doença”, afirmou o governador Eduardo Leite, que coordenou o Gabinete de Crise.

Os alunos portadores de condição médica específica ou comorbidade, no entanto, serão autorizados a continuar executando as atividades escolares em regime remoto. Segundo o Piratini, o detalhamento dessas exceções ainda será debatido entre as equipes das secretarias da Educação e Saúde e posteriormente publicadas em decreto.

Abertura de arquibancadas

O Gabinete de Crise também acatou pedido de Grêmio e Internacional para a abertura das arquibancadas, sem demarcação de assentos, no setor destinado a torcidas organizadas.

A inciativa será adotada, em um primeiro momento, na Arena do Grêmio e no Beira-Rio em caráter experimental, respeitando o protocolo vigente, ou seja, que determina o limite de 30% de ocupação dos estádios em competições esportivas com mais de 2,5 mil pessoas. Os clubes serão notificados da decisão e a medida passará a valer de forma imediata.

Sistema 3As

Na reunião desta quarta, o Grupo de Trabalho Saúde divulgou um Aviso no Sistema 3As de Monitoramento da pandemia para a região Covid de Pelotas. Conforme a decisão do órgão, a classificação foi dada por conta da área ter apresentado piora em alguns indicadores, como a incidência do coronavírus que está em com patamar duas vezes superior a média estadual, além do aumento contínuo do número de internações em leitos clínicos e de unidade de terapia intensiva (UTI) por coronavírus ou suspeita da doença. As outras 20 regiões Covid não receberam Avisos ou Alertas.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile