Comitê-Covid da UFRGS recomenda apresentação de passaporte vacinal no retorno das atividades presenciais

Para entrar em vigor, medida ainda precisa do aval do reitor da instituição, Carlos André Bulhões

Decisão do Consun depende de aval do MEC Foto: Secom/Ufrgs

O Comitê-Covid da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) emitiu, nesta terça-feira, um documento com recomendações a respeito da volta às aulas presenciais. Entre as medidas, o órgão sugeriu que as pessoas devam apresentar o passaporte vacinal para acessar a universidade.

Conforme a recomendação do comitê, a medida irá contemplar o Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, a Pesquisa e a Extensão no que se refere às atividades práticas e também aquelas que não poderão ocorrer por meio remoto: aulas práticas em laboratórios, atividades de campo, trabalhos de conclusão de curso em todos os níveis que necessitem atividades presenciais, estágios, funções administrativas e técnicas necessárias para garantir estas atividades e funções essenciais.

O documento também reforça que o retorno às atividades presenciais deverá ocorrer de forma gradual e escalonada, considerando critérios sanitários, acadêmicos e requisitos administrativos e técnicos, sendo avaliado de forma permanente para que, quando possível, ampliar as atividades a serem desenvolvidas presencialmente.

Além do passaporte vacinal, o Comitê-Covid também incluiu outras medidas a serem implementadas no plano de diretrizes para o retorno restrito das atividades presenciais. Entre elas estão: uso obrigatório de máscara em todas as dependências da universidade, higienização das mãos, medidas de distanciamento, além de ações de monitoramento e controle da saúde, e orientações para saídas de campo, atividades externas, entre outras. Vale destacar que o retorno gradual das atividades na UFRGS está previsto para acontecer a partir de 17 de janeiro de 2022.

No entanto, para entrar em vigor, as medidas ainda precisam do aval do reitor da instituição, Carlos André Bulhões, que, após definir, deverá publicar as alterações em uma portaria.