Diminui o tempo médio para abertura de empresas no país

O tempo médio para abertura de uma empresa é três vezes menor agora no Brasil que o gasto no começo de 2019, ficando em menos de dois dias. Naquele ano, o prazo médio era de cinco dias e nova horas e, hoje são necessárias 47 horas. Os dados constam da plataforma Governo Digital, ligada ao Ministério da Economia em seu boletim Mapa de Empresas, que indicam que a redução está relacionada a medidas de simplificação, à integração digital entre as 27 juntas comerciais e adesão à adesão à plataforma.

Os números mostram que, atualmente, 23 das 27 juntas comerciais já usam a assinatura do gov.br para formalização dos novos negócios. Dados do boletim revelam que, no segundo quadrimestre deste ano, foram abertas no país 1.420.782 empresas, um aumento de 1,9% em relação ao primeiro quadrimestre, e de 26,5% na comparação com o segundo quadrimestre de 2020.

Os dados mostram ainda que 328 mil empresas foram abertas em setembro deste ano, já com redução do tempo. A pesquisa revela que em Porto Alegre se gasta 1 dia e 16 horas para viabilizar uma empresa, 1 dia e 6 horas para registrar, o que coloca a capital gaúcha na 22ª posição entre as 27 capitais pesquisadas. Goiânia lidera com três horas para viabilizar e 14 horas para registrar.

Já o Rio Grande do Sul está na 24ª posição, com 1 dia e 17 horas para viabilizar e 1 dia e 22 horas para registrar.