Roubo de veículos tem queda de 45,7% em Canoas

Índices representam uma redução histórica para o primeiro semestre, desde que os dados começaram a ser computados pelo Observatório, em 2009

Agentes da Segurança Pública garantem a ordem em Canoas. Foto: Gustavo Garbino/PMC

O Observatório de Segurança Pública de Canoas divulgou os dados da criminalidade no município, que apresenta uma queda nos índices de violência para os primeiros nove meses de 2021 (janeiro-setembro), quando comparado ao mesmo período de 2020.

Os índices representam uma redução histórica para o primeiro semestre, desde que os dados começaram a ser computados pelo Observatório, em 2009, que considera também as ocorrências da Polícia Civil e da Brigada Militar. As informações são coletadas diariamente pelo Observatório.

O destaque é a queda do roubo de veículos, que foi de 45,7%. Para o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, esse dado se deve a uma maior integração entre as forças de segurança do município, às câmeras de videomonitoramento, ao cercamento eletrônico e aos investimentos em inteligência e análise criminal. “Estamos trabalhando de forma estratégica, com análise criteriosa das informações, com ampliação da atuação da Guarda Municipal e com integração com as outras forças de segurança que atuam no município”, destaca.

Confira os números:

Em comparação aos primeiros 9 meses de 2020, a redução é de:
Furto de veículos: Redução de 2,4%
Roubo de veículos: Redução de 45,7%
Roubo a Pedestre: Redução de 14,3%
Homicídios: Redução de 8,11%

Cercamento eletrônico

Canoas possui 18 pontos com câmeras do cercamento eletrônico nos limites do município com outras cidades. O sistema identifica placas de veículos furtados ou roubados através da base de dados do Detran e um alerta é emitido para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que, imediatamente, aciona a Guarda Municipal ou uma guarnição da Brigada Militar. Até o final de 2021, o objetivo é incluir pontos de cercamento eletrônico de veículos dentro do município, auxiliando as forças de segurança na prevenção e investigação de delitos.