Prefeitura entrega certificado do programa Creative a três empresas

Prefeitura entrega certificado do programa Creative a três empresas

Prefeito apresentou o programa de apoio | Foto: Mauro Schaefer / CP

Em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, na tarde desta segunda-feira, em Porto Alegre, a prefeitura entregou o certificado do Programa Creative às três primeiras empresas que obtiveram aprovação de seus projetos: Wow Aceleradora, Triider e Delta Global. O Programa Creative – que foi criado a partir da sanção da Lei de Incentivo à Inovação, em 16 de junho – é voltado às empresas de base tecnológica, negócios ou instituições de ciência e tecnologia que estejam desenvolvendo atividades inovadoras, e reduz para 2% as alíquotas de Imposto Sobre Serviços (ISS).

Durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades municipais e representantes do setor de inovação e alta tecnologia, foi apresentado um vídeo com os benefícios do Programa às empresas.

“Hoje estamos tirando do papel o Programa Creative. As empresas já terão a redução do imposto a partir de 2022. Queremos que muitas outras usufruam deste benefício”, destacou o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, lembrando que a prefeitura trabalha para propiciar um ambiente favorável às empresas de alta tecnologia. “A secretaria da Fazenda quer arrecadar em consequência do desenvolvimento econômico. Queremos que essas empresas se fixem na cidade, contribuindo para o desenvolvimento de novos serviços e geração de novas frentes de trabalho”, ressaltou.

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo. O sucesso do projeto estará na regulamentação. Uma cidade precisa potencializar o que ela tem. Nosso compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento é aumentar a arrecadação, sem aumentar impostos. As empresas de tecnologia que obtiveram o enquadramento no Programa Creative terão reduzidas para 2% as alíquotas do ISS”, ressaltou o prefeito Sebastião Melo, em seu pronunciamento. Ele destacou, ainda, que “qualquer economia do mundo que queira ser protagonista não terá sucesso se não tiver inovação”.

O vice-prefeito Ricardo Gomes agradeceu as empresas que se enquadraram ao programa e receberam o certificado do Programa Creative. “A decisão de investir é sempre um risco para o empreendedor. São anos de poupança, de trabalho e esforço. Agradecemos às empresas que toparam esse desafio”, destacou o Gomes, lembrando que o “ programa vai colocar Porto Alegre no mapa da inovação, gerando emprego e renda”.