Menores de 18 anos não precisarão de vacinas para entrar nos EUA

Governo norte-americano divulgou novas regras para estrangeiros que pretendem viajar ao país a partir de 8 de novembro

Embaixadas e consulados dos EUA no Brasil pretendem retomar em breve emissão de vistos | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Governo dos Estados Unidos divulgou, nesta segunda-feira, que estrangeiros menores de 18 anos poderão entrar no país a partir de 8 de novembro sem comprovar vacinação contra a Covid-19. A Casa Branca informou também que pessoas com determinados problemas médicos poderão ingressar no país sem qualquer documento que ateste a imunização anticovid-19, assim como os menores de 18 anos.

Os turistas brasileiros que desejam visitar os Estados Unidos precisam do esquema vacinal completo, ou seja, tomar as duas doses da vacina ou receber a dose única de um dos imunizantes autorizados pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) ou que constem na lista de uso emergencial da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dessa forma, as vacinas aceitas para que turistas entre nos Estados Unidos são a Pfzier/BioNTech, Janssen, Oxford/AstraZeneca, Sinopharm e Sinovac/CoronaVac, imunizante chinês reproduzido no Brasil pelo Instituto Butantan.

Decreto passa a valer dia 8 de novembro

O decreto do governo de Joe Biden, que valerá a partir de 8 de novembro, suspende as restrições em vigor desde o início de 2020 que impediam a maioria dos cidadãos não estadunidenses de lugares como China, Índia, África do Sul, Brasil e grande parte da Europa de viajar para os EUA.

Os viajantes não turistas dos cerca de 50 países com taxa nacional de vacinação abaixo de 10% também serão elegíveis para isenção das regras. Entretanto, precisam estar vacinados na maioria dos casos se pretendem permanecer no país por mais de 60 dias.

Com a reabertura das fronteiras dos Estados Undios, as embaixadas e consulados norte-americanos no Brasil planejam retomar o processo de emissão de vistos também em novembro, mas ainda sem data definida.