Galeria Bublitz comemora 33 anos com exposição especial

Com a participação de 33 artistas, incluindo nomes como Vitorio Gheno, Vasco Prado e Kenji Fukuda, mostra irá homenagear postumamente Antonio Soriano, falecido em 2016

Antonio Soriano é homenageado - Crédito: Acervo Pessoal

A Bublitz Galeria de Arte (Neusa Goulart Brizola, 143) comemora 33 anos com uma exposição especial, reunindo 33 obras de 33 artistas que fazem parte da trajetória do espaço reservado à arte, em Porto Alegre. A inauguração ocorrerá hoje, das 12h às 18h e segue com visitação gratuita até 25 de novembro, no bairro Petrópolis.  A mostra também pode ser conferida virtualmente no site https://virtual.galeriabublitz.com.br/.

Nesta coletiva, além de nomes consagrados da arte gaúcha e nacional como Ado Malagoli, Aldemir Martins, Carlos Scliar, Carybé, Jane de Bhoni, Kenji Fukuda, Vasco Prado e Vitório Gheno, haverá uma homenagem ao artista gaúcho Antonio Soriano, falecido em 2016. Será lançada uma série compsotapor cinco gravuras numeradas, em uma parceria com a Família Soriano e a Arteprints, de São Paulo, a mais reconhecida empresa de gravuras artísticas do Brasil.

Nascido em Santo Ângelo, em 1944, Soriano millitou também na publicidade, atividade que lhe rendeu prêmios, como na arte. Alcançou destaque nacional e participou de várias exposições em diversas parte do País. Foi aluno de Rubens Galant Costa Cabral e de Ado Malagoli. Faleceu em julho de 2016, em Porto Alegre. “Soriano traduzia como ninguém em sua obra o inconsciente coletivo gaúcho dos pampas e foi um dos artistas mais importantes da história da Bublitz. Na galeria, protagonizou sete exposições individuais e participou de seis exposições coletivas”, informa o marchand Nicholas Bublitz.

Nicholas está à frente da galeria desde que ela foi criada. Filho de Vera Bublitz, que fundou o ballet com seu nome há mais de 50 anos em Cruz Alta, Nicholas sempre teve sua vida rodeada de arte. Além da influência familiar, passou por espaços da arte nos Estados Unidos e na França. Aos 25 anos, quando retornou ao Brasil, decidiu abrir sua própria galeria de arte. “No dia 18 de outubro de 1988, fundei a empresa Bureau d’Art Comércio de Obras de Arte, nome do registro da Bublitz Galeria de Arte, que permanece até hoje”, conta.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile